domingo, 7 de setembro de 2008

O que é Yoga?

Escrevi esse princípio de texto e resolvi postar...





Yoga é buscar o equilíbrio. É caminhar em direção á paz. É cultivar o amor.
No Hatha Yoga praticamos através de ásanas o que nos é próprio praticar na vida. Por exemplo, o diálogo entre relaxamento e tensão que resulta em equilibrio, a atenção no momento presente, diminuição das oscilações da mente, o equilíbrio, a paz e o amor.
Por vários motivos o homem deixa de praticar essas coisas na vida e se por um acaso ele acha um outro método de praticar essas coisas fora dos variados métodos que a cultura indiana desenvolveu isso não desmerece seu caminho como um ser que busca um encontro consigo mesmo, uma religião ou re-ligação com o seu mistério.
Yoga não é fuga, não é um estado de ser morno, é preferível ser frio ou quente que ser morno. O que se busca é um ser equilibrado, que possa estar nos variados momentos da vida sem perder o contato consigo mesmo.
Por isso praticamos Yoga, para nos aproximarmos de nós mesmos.
É estranho pensar que cada ser da humanidade precisa dedicar a sua vida para se encontrar. Onde será que nos perdemos?

2 comentários:

Daniel Olivetto disse...

olha, se eu me aproximava de mim mesmo eu não sei... só sei que eu sentia bem menos dor na coluna... saudades do yogaaaa...

abração

Ana Russi disse...

Oi Beato,

gostei muito deste e do "Aqui tem".
Fiquei curiosa sobre quem é você.
Se estuda Teatro na FURB, devo conhecê-lo, mesmo que só de vista.

Um blog com Chico e Edu, Autran, Drummond e Teatro Mágico é praticamente necessário.

Amplexos.